segunda-feira, agosto 23, 2010

Caso Cassaro na Revista zaP


O Prefeito De São Gabriel da Palha-ES, Anastacio Cassaro, homem honesto e humano, que sempre lutou e defendeu os direitos e interesses de seu povo, não aceitava manipulações, corrupção ou qualquer tipo de tentativa de negociata, contrariando assim, o interesse dos seus algozes.

O ex-prefeito ANASTACIO CASSARO, foi covardemente assassinado em 03/04/1986.
A denúncia, enviada ao Ministério Público Estadual (MPES) e acatada pelo juiz Ronaldo Gonçalves de Souza, dá conta que a morte de ANASTACIO CASSARO, foi arquitetada pelo filho do vice-prefeito do município na época, Fernando Lourenço de Martins, pelo médico Edvaldo Lopes de Vargas, Jorge Antônio Costa, Carlos Smith Frota e Luiz Carlos Darós que foram indiciados e tiveram prisão decretada em 15/04/1986, 12 dias após o crime e ficaram presos até 18/07/1986 mesmo ano quando passaram a responder o processo em liberdade. Em dezembro de 1986 o vice-prefeito, Frimino De Martins também foi incriminado e denunciado como um dos mandantes do crime.
Os executores, José Sasso e Jorge Bilce, foram vítimas de envenenamento (o primeiro) e emboscada (o segundo) em Rondônia, anos depois do crime.

O crime também foi qualificado como vingança por motivo torpe. ANASTACIO CASSARO, era conhecido pela seriedade e postura. Homem íntegro que zelava por seus princípios. Não aceitava “negócios obscuros” e repudiava negociatas. A sua conduta priorizava os direitos dos munícipes, contrariando um grupo, que se reuniu para tramar sua morte, e assim, entregar o cargo ao vice-prefeito Firmino de Martins, pai de Fernando de Martins.

O ex-prefeito havia sido avisado que estava marcado para morrer pelo então vereador Adalton Martinelli, que denunciou o fato e ao secretário de Segurança Pública da época, Dirceu Cardoso.

ANASTACIO CASSARO, por sua maneira correta e rígida de agir, havia provocado uma exoneração, a do subdelegado de São Gabriel da Palha, Jorge da Costa.

Ganhando um inimigo em potencial, o prefeito ANASTACIO CASSARO, passou a ser uma “mira certa” para o alvo da vingança, que o exonerado, lhe preparava. Jorge da Costa se associando á outros autores, também se serviu de intermediador na contratação de um matador profissional, conhecido pela a alcunha de Sasso, para executar o crime, sem qualquer preocupação, ou ponderação.

Jorge da Costa foi preso após o assassinato do prefeito, ANASTACIO CASSARO e acabou revelando todo o plano, declinando nomes e entregando os demais envolvidos no crime. Os acusados citados em depoimentos pelo acusado e antigo subdelegado, não se esquivaram no começo e confirmaram as acusações, mas, apenas no início, pois no andamento da instrução criminal, os co-autores, negaram que tinham intenção de prosseguir com a trama.

Com o passar do tempo, Jorge da Costa foi colocado em liberdade, em decorrência do deferimento de um Habeas Corpus.

O processo se arrasta há anos e a última testemunha do caso só foi ouvida em 1998. O crime foi encomendado pelo que ficou conhecido por um Consórcio do Crime, com interesses políticos na morte do ex-prefeito, ANASTACIO CASSARO. Os executores do assassinato de ANASTACIO CASSARO, também foram vítimas de homicídio anos depois do crime.

O crime não prescreveu, porque a sentença de pronúncia foi dada 15 anos após o crime, em 2001, e isto interrompe a contagem da prescrição.

*Por Sandra Domingues
Da Redação Revista zaP!


Após 24 anos do Crime, Julgamento de acusados da morte de Anastácio Cassaro pode ser marcado

Reportagem Por: Lívia Francez

Do Seculo Diario ES

A família do ex-prefeito de São Gabriel da Palha Anastácio Cassaro, assassinado em Vitória no dia três de abril de 1986, espera que o julgamento dos acusados de matá-lo seja marcado para agosto ou setembro deste ano. Após 24 anos da ocorrência do crime, os familiares de Cassaro apostam na condenação dos mandantes e executores.

O processo se arrasta há anos e a última testemunha do caso só foi ouvida em 1998. O crime foi encomendado pelo que ficou conhecido por um Consórcio do Crime, com interesses políticos na morte do ex-prefeito. Os executores do assassinato também foram vítimas de homicídio anos depois do crime.

Uma dos sete filhos de Anastácio Cassaro, Sandra Cassaro, diz que a família aguarda ansiosamente o julgamento dos acusados e espera que ele seja feito no prazo estipulado. Ela disse que a família estuda levar o caso ao Tribunal Penal Internacional, já que no crime falharam o Estado e o País, pois houve o aviso de sua premeditação e a investigação não foi feita e, mesmo após a execução, passaram-se mais de vinte anos para conduzir o caso a julgamento.

A denúncia, enviada ao Ministério Público Estadual (MPES) e acatada pelo juiz Ronaldo Gonçalves de Souza, dá conta que a morte do prefeito foi arquitetada pelo filho do vice-prefeito do município na época, Fernando Lourenço de Martins, pelo médico Edvaldo Lopes de Vargas, Jorge Antônio Costa, Carlos Smith Frota e Luiz Carlos Darós que foram indiciados e tiveram prisão decretada no dia 15 de abril de 1986, 12 dias após o crime e ficaram presos até 18 de julho do mesmo ano quando passaram a responder o processo em liberdade.

Em dezembro de 1986 o vice-prefeito, Frimino De Martins também foi incriminado e denunciado como um dos mandantes do crime. Os executores, José Sasso e Jorge Bilce, foram vítimas de envenenamento (o primeiro) e emboscada (o segundo) em Rondônia, anos depois do crime.

O crime também foi qualificado como vingança por motivo torpe. Cassaro era conhecido por sua rigidez e por não gostar de negociatas que afrontavam os direitos dos munícipes, contrariando o grupo, que se reuniu para tramar sua morte e entregar o cargo ao vice-prefeito Firmino de Martins, pai de Fernando de Martins. O ex-prefeito havia sido avisado que estava marcado para morrer pelo então vereador Adalton Martinelli, que denunciou ao secretário de Segurança Pública da época, Dirceu Cardoso, o envolvimento de Jorge da Costa, subdelegado de São Gabriel da Palha, na trama.

Ele havia sido exonerado e tinha um inquérito aberto contra ele por Cassaro e, por vingança, se associou aos outros autores e ainda foi responsável por contatar e intermediar a contratação de Sasso para executar o crime. Jorge da Costa foi preso após o assassinato do prefeito e entregou os demais envolvidos na trama. O grupo confessou, em princípio, o plano, mas negou ter dado prosseguimento à idéia de matar Cassaro. Tempos depois, por conta de habeas-corpus, Jorge foi colocado em liberdade.

Links Relacionados:

Família Cassaro solidária com a Família Nakashima

 
Sandra Cassaro, filha do Prefeito Anastácio Cassaro, covardemente assassinado em 1986 em São Gabriel da Palha- ES, prestou solidariedade à família de Mércia Nakashima e participou da missa que marcou 3 meses da passagem da jovem advogada e das manifestações que clamaram por Justiça.

A manifestação aconteceu em 20/08/2010 às 14h em São Paulo, em frente ao Tribunal de Justiça, onde aproximadamente 50 pessoas, vindas de vários estados, participaram do manifesto.
Sandra Cassaro participou também da missa realizada em 21/08/2010 às 8h na igreja Matriz de Guarulhos, seguida de uma caminhada onde mais de 100 participantes clamavam por Justiça.

Mercia Mikie Nakashima, 28 anos, advogada, assassinada, o principal suspeito é o seu ex-namorado e ex-sócio, Mizael Bispo de Souza, 40 anos, Guarulhos-SP, em 23/05/2010.



Sandra Cassaro vive na pele a dor de ter perdido um ente querido e sabe o que é ser vítima da Impunidade.

A Família Cassaro aguarda há 24 anos por Justiça!

Por Sandra Domingues
Ativista do Movimento Gabriela Sou da Paz


domingo, agosto 08, 2010

DIA DOS PAIS: HOMENAGEM AO MEU PAI QUE PARTIU ... !

ESSE ERA MEU PAI
por Sandra Cassaro - filha

Homenagem ao MEU PAI "ANASTACIO CASSARO", o melhor homem que já conheci !

PAI, o senhor sempre foi meu porto seguro, as mãos firmes que me amparavam, os braços que lutavam por mim, meu guardião, meu protetor.
Reconheço e lembro do seu amor incondicional.
Aquele homem FORTE que por um carinho se desmanchava a minha frente e que facilmente eu o levava a satisfazer as minhas mais fúteis e vãs vontades e sonhos.
Lembro também que mesmo cedendo aos meus desejos, os "limites" que me impôs e assim me ensinou a ser "gente", e com seus grandiosos exemplos de homem digno me mostrou a vida no seu sentido pleno.

Me ensinou que SER é mais importante que TER;
Me ensinou que a CARIDADE e AMOR com o próximo nos deixa mais próximos da verdadeira felicidade;
Me ensinou que a GRATIDÃO é consequência da COMPAIXÃO com que tratamos a dor e necessidade alheia.

MEU PAI, o senhor e a MAMÃE são exemplos não só para mim, mas para a humanidade;
Exemplos de dignidade, generosidade, amor, dedicação ao próximo, nobreza de caráter, caridade ...

Ainda muito jovem, uma menina, nossas estradas se separaram ...
A vida me surpreendeu: FIZERAM-TE PARTIR, MEU PAI !
E o senhor FOI, deixando sulcos irreversíveis na minha alma.

FOI QUANDO MEU MUNDO RUIU !...
Meu amigo,
Meu ídolo,
Meu espelho,
MEU HERÓI sem medalhas !

Hoje só posso ver seu rosto e sorriso puro no porta-retratos, e no entanto, não me sinto satisfeita.
Também entendo que devemos fazer pelas pessoas em vida, porque revenciar aos mortos de nada vale ...
Entendo o quanto é importante dizermos EU TE AMO para os nossos ouvidos terrenos ouvirem e nossos olhos virem o efeito destas palavras.

Hoje fico imaginando o quanto poderíamos ter vivido juntos, e o quanto eu tinha para aprender com seus sábios ensinamentos e atitudes ...
Será que teria orgulho da mulher que me transformei ?
Será que sou o que sonhou que fosse ?
Será que consegui seguir seus exemplos de vida ?
Será que minhas falhas e deslizes de ser humano que sou, foram pequenas o suficiente para não decepcionar o homem IMPECÁVEL que o senhor foi ?

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS ... ou respostas que só meu coração de filha que ama profundamente SEU PAI pode simplesmente "sentir"!

Amigos e amigas que estiverem lendo este texto,
se você tem seu pai, abrece-o, viva tudo que puder ao seu lado, traga-o para perto de você e mostre a ele todo seu amor e gratidão.
Pessoas não são descartáveis e nem se tornam obsoletas. Obsoleta é a vida de interesses, sem amor, sem amigos e parentes.
ASSIM QUE APRENDI COM MEU PAI, e com a vida depois que ele se foi ...

ASSINADO
EU, SANDRA, como o senhor dizia:
"A MENINA DOS SEUS OLHOS "

EU TE AMO MEU PAI
Hoje meu coração sangra, saudades ao mundo do MEU ETERNO PAI