terça-feira, outubro 12, 2010

Caminhada pela Paz e por Justiça


Caminhada pela Paz e por Justiça

A busca por Justiça, pelo fim da impunidade e pela paz. Esses temas estarão presentes, hoje, na '1ª Romaria da Paz'. A programação, a partir das 8 horas, reunirá representantes de entidades de Belém e de outros Estados que lutam contra a violência e pedem paz.

A Romaria é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Justiça e Paz (Regional Norte 2), e pelo Instituto Vida Brasil. E tem o apoio do Movimento pela Vida (Movida), de Belém, que engloba 70 famílias vítimas da violência, entre as quais aquelas mortas por policiais militares.

Além dos familiares de vítima da violência urbana, também estarão presentes na Romaria aqueles que perderam seus parentes por causa de erros médicos. A concentração acontecerá na Praça Santuário. Após uma caminhada, haverá celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Também apoiam a romaria Comitê Dorothy, Caravana da Paz, Comissão Pastoral da Terra, Cáritas e Pastoral da Juventude. Uma das presenças confirmadas é a da empresária Sandra Cassaro, cujo pai, Anastácio Cassaro, então prefeito de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, foi assassinado, com dois tiros, em abril de 1986. E, passados 24 anos do crime, os acusados ainda não foram julgados. Também estará em Belém o psicólogo Carlos Santiago, pai da adolescente Gabriela Prado Maia Ribeiro, morta no metrô do Rio de Janeiro, em março de 2003.

Durante troca de tiros entre um policial e bandidos, a jovem, que tinha 14 anos, foi baleada. A tragédia deu origem ao 'Movimento Gabriela Sou da Paz'. Quem também participará da romaria é Sandra Domingues, que, embora não tenha em sua família nenhuma vítima da violência, viaja pelo País lutando pelo fim da impunidade. E, nessa luta, Sandra Domingues é tida por esses movimentos como uma referência na busca por Justiça.



Sandra Cassaro, cujo pai foi assassinado há 24 anos, destaca a importância da Romaria. 'É algo muito importante. A gente luta por justiça e, também, pela paz. Não há paz sem justiça. O que a gente busca é que a socieade civil se reúna, olhe para nós, veja o nosso sofrimento e o que aconteceu com nossa famílias. E nos ajude a lutar contra a impunidade, buscando justiça e, automaticamente, a paz', disse.

Fonte:
Amazônia Jornal

7 comentários:

  1. A 1ª Romaria da Paz promovida pelo MOVIDA foi um sucesso e a partir do ano que vem fará parte oficial do calendário do Círio de Nazaré.

    Parabéns aos guerreiros valentes que vêm com garra, luta, determinação e resignação transformando o luto em luta e saem às ruas na Busca por Justiça!

    Parabéns em especial a Iranilde, presidente do MOVIDA (Movimento pela Vida), Inês presidente do ASPACEM (Associação Paraense Contra Erro Médico), e aos integrantes do Grupo: Andrelina, Ana Lúcia e famílias Vítimas de violência.

    A 1ª Romaria da Paz de Belém contou com a presença de pessoas de diversos estados e ficará para sempre na história. Participamos da 1ª das muitas que ainda virão e esperamos que nos próximos anos, o nosso exército de paz seja formado por pessoas solidárias, chamadas pelo amor e não pela dor!

    ResponderExcluir
  2. A Romaria da Paz trouxe-nos uma grande esperança, que em nosso ver será um marco para uma nova era em busca da justiça, onde a impunidade não terá vez e mostrará que O CRIME NÃO COMPENSA.
    JUSTIÇA BRASIL !!!

    ResponderExcluir
  3. O Prefeito ANASTACIO CASSARO merece que lutemos por justiça em seu nome, pois sua justeza de caráter, sua bondade para com a dor alheia foi tão grandiosa quanto esta luta.
    JUSTIÇA BRASIL !!!

    ResponderExcluir
  4. A dor me consome quando vejo o rosto tão querido do MEU PAI em uma faixa, mendingando por justiça.
    EU TE AMO MEU PAI !!!

    ResponderExcluir
  5. Minha prima, sua coragem é impressionante.
    Como sempre digo, me orgulho de você.
    Que Deus te abençoe SEMPRE!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  6. SOU DE SAO GABRIEL DA PALHA,VEJO A DOR E A BUSCA POR JUSTIÇA DESTA FAMILIA.MAS CADE A RESP.POR PARTE DA JUSTIÇA LOCAL QUANTO AO CUNPRIMENTO DAS LEIS DO CODGO PENAL BRASILEIRO EU DIGO BRASILEIRO CADE AJUSTIÇA???CADE???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  7. A FAMILIA SOFRE MESMO E MUITO COM ESTA DEMORA, COM ESTA IMPUNIDADE, E A RESPOSTA POR PARTE DA JUSTIÇA DEVERA SER DADA EM FEVEREIRO OU MARÇO PRÓXIMO, DIA DO JULGAMENTO DOS RÉUS, MANDANTES DESTE CRIME BÁRBARO. QUANTO AS LEIS ELES SÃO ARCÁICAS E DEVEM SER ALTERADAS URGENTEMENTE PARA ATENDER O ANSEIO DE TODO POVO BRASILEIRO

    ResponderExcluir